Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR
A votação para a escolha dos novos deputados do Parlamento Jovem Roraimense (PJR), edição 2024, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), ocorreu nesta sexta-feira (5), simultaneamente, em seis municípios e 11 escolas. Ao todo, 64 candidatos estão na disputa que conta com quase 5 mil alunos envolvidos no processo eleitoral.
Na Escola Estadual Lobo D’Almada, a movimentação se iniciou por volta das 7h. Com o auxílio e supervisão do técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) Fábio Leite, os estudantes mesários e fiscais participaram do rito inicial de abertura das urnas e impressão da zerésima. Para o TRE, a iniciativa faz com que os jovens, principalmente os que ainda não votaram, tenham uma noção de como funciona uma eleição oficial na prática, conforme destacou o servidor.
“Eles também viram a questão da acessibilidade em uma seção eleitoral, a responsabilidade da documentação e a importância da participação deles para escolherem seus líderes. Na verdade, esses alunos já podem participar de uma eleição oficial porque aprenderam tudo, inclusive, se der problema nas urnas eles saberão como resolver. Então, estamos até os estimulando para que se candidatem a serem mesários nas próximas eleições”, disse.
Maycon Mendonça, de 15 anos, aluno do 2⁰ ano, foi um dos primeiros a votar. Ele conta que o critério de escolha de seu candidato se baseou nas propostas.
“Todos os candidatos foram às salas falarem de suas propostas, e a que mais me deixou interessado foi, basicamente, a que trouxe a questão da saúde para a escola. Então, esse foi o meu critério para a decisão. Achei interessante ter contato com a urna, saber como funciona. Foi bacana participar”, afirmou.
Já Raphaela Portugal, também de 15 anos, optou pelo candidato que irá priorizar a saúde mental dos alunos dentro da instituição de ensino. Ela também fala da sua experiência como mesária.
“Eu escolhi uma pessoa que, para mim, trouxe uma proposta muito boa e sobre algo que realmente falta em muitas escolas públicas, que são os psicólogos, e aqui não tem. Foi muito legal fazer parte, pois eu não dominava muito o assunto e comecei a gostar bastante a partir desse projeto”, frisou, afirmando que pretende tirar seu título de eleitor quando completar os 16 anos.
De acordo com a professora de sociologia Daiany Silva, a sensibilização dos estudantes foi o primeiro passo para despertar o interesse pelo tema e para que os jovens entendam a importância desse processo.
“Durante algumas semanas, eu fui conversando com todas as turmas que poderiam ter candidatos, falando da importância de participar e, principalmente, que política não é algo tão distante quanto eles acham, pois é algo que podem fazer no dia a dia, além de ser uma experiência interessante para entender como as coisas funcionam e como isso pode afetar a vida deles”, explicou.
Outra escola
Por volta das 10h30, ainda havia alunos votando na Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, na zona Oeste da capital, onde o pleito ocorreu de forma tranquila. Nela, os estudantes puderam escolher entre sete candidatos, com propostas variadas, a dupla que os representarão dentro da ALE.
Pensar no que seria o melhor não só para ela, mas para o coletivo, foi o que motivou a aluna do 2º ano Odalys Alejos, de 16 anos, a escolher seu representante.
“A proposta desse candidato me convenceu a votar nele. Pensei no que seria o melhor para a escola e para mim também”, disse a jovem que, apesar de já possuir idade para tirar o título de eleitor, afirmou ainda não ter maturidade suficiente para votar de fato nas eleições deste ano. “Só com 18 anos mesmo, porque ainda não tenho certeza do que eu quero”, concluiu.
Em seu último ano na escola, a estudante Lorena Silveira, de 17 anos, optou por ser mesária, e falou sobre essa oportunidade.
“Foi uma experiência muito boa, aprendi coisas que eu particularmente não sabia e acho que não aprenderia, como mexer na urna e trabalhar melhor com o público, pois temos que ser muito educados. O treinamento foi tranquilo e pretendo tirar meu título para votar nas eleições de outubro. Me deixou mais próxima da questão eleitoral e tirou aquele receio que a gente tem de votar e de falar com as pessoas”, ressaltou.
O superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, Pablo Sérgio Bezerra, contou que a edição deste ano procurou ter uma representatividade maior, como a ampliação de escolas e municípios participantes, incluindo uma unidade de uma comunidade indígena. Ele também enfatiza a responsabilidade que os novos deputados terão dentro da Casa Legislativa.
“A vivência parlamentar dos jovens será igual à dos deputados adultos. Eles vão eleger o presidente, a Mesa Diretora da Casa, participarão de comissões, apresentarão propostas, indicações e projetos de lei que poderão ser reaproveitados pelos deputados. Será uma experiência plena do exercício do mandato parlamentar sob todos os aspectos”, disse.
O resultado das eleições está previsto para o início da noite desta sexta. Mais registros do evento podem ser conferidos no link: https://flickr.com/photos/
Candidatos e escolas participantes:
BOA VISTA:
Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio – 4 candidatos:
Arthur Aniceto – Trânsito e Transporte;
Kaynã – Educação;
Aliny Gabrielly – Emprego e Empreendedorismo; e 11+
Júlia Oliveira – Saúde
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto – 7 candidatos:
Amanda Fernandes – Educação;
Victor Gabriel S.P. – Educação;
Isabelly – Agricultura Familiar;
Raicca Saminez – Saúde;
Andreza Mariana – Saúde;
Ryan Silva 244 – Segurança; e
Sued – Esporte e Cultura
Escola Estadual Lobo D’Almada – 8 candidatos:
Deise Lopes – Saúde;
Victor Brígido – Juventude;
Jamylle Vitória – Educação;
Arthur Vinicius – Esporte e Cultura;
Júlia Costa – Juventude;
Pablo Braga – Saúde;
Laura Maria – Saúde; e
Renan Barbosa – Juventude
Escola Estadual Gonçalves Dias – 4 candidatos:
Anabella – Emprego e Empreendedorismo;
Zyan Araújo – Emprego e Empreendedorismo;
Mateus Araújo – Emprego e Empreendedorismo; e
Paulo Henrique – Esporte e Cultura
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos – 7 candidatos:
Tiago Pires – Emprego e Empreendedorismo;
Freinyer Josué – Juventude;
Emily Vitória – Emprego e Empreendedorismo;
Ismael Amorim – Juventude;
Gabriel Reyes – Segurança;
Isabelle Luine – Segurança; e
Angel Rodriguez – Educação
ALTO ALEGRE
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira – 3 candidatos:
Marcelo Ferreira – Trânsito e Transporte;
Eyshila Souza – Meio Ambiente; e
Rhanna Mellynna – Esporte e Cultura
CANTÁ
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa – 5 candidatos:
Josué Miguel – Meio Ambiente;
Nanda – Juventude;
Cleane da 101 – Emprego e Empreendedorismo;
Kamylla da 102 – Juventude; e
Alejandra Teixeira – Educação
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante – 2 candidatos:
Alaisia Wapixana – Juventude; e
Janete Adão – Esporte e Cultura
CARACARAÍ
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra – 4 candidatos:
Letícia – Meio Ambiente;
Eloah Silva – Emprego Empreendedorismo;
MBAPPÉ – Educação; e
Samuca Lopes – Saúde
MUCAJAÍ
Escola Estadual Padre José Monticone – 4 candidatos:
Saidimar Narvaez – Educação;
Ana Vivi – Juventude;
Vick Oliveira – Educação; e
Gabrielly XS – Juventude
RORAINÓPOLIS
Escola Estadual José de Alencar – 16 candidatos:
Pinheiro – Trânsito e Transporte;
Tainá Rodrigues – Juventude;
Maria Eduarda – Juventude;
Daniel PB da 125 – Esporte e Cultura;
Gabriel Braga – Esporte e Cultura;
Daniela – Esporte e Cultura;
Melk – Esporte e Cultura;
Pedro Lucas Silva – Esporte e Cultura;
Ítalo Neves – Emprego e Empreendedorismo;
Brenda Rodrigues – Educação;
Tarcíso Barroso – Educação;
Brashe – Educação;
Franyer – Agricultura Familiar;
Regina Gomes – Segurança;
Fernando – Esporte e Cultura;
Nanda Daportela – Educação
Texto: Suzanne Oliveira
SupCom ALE-RR